Entenda o que é o mapeamento para transformação de processos

BPO Financeiro: entenda como a terceirização pode ajudar as PMEs
29 de abril de 2019
Quais resultados esperar após o mapeamento e implementação de processos na minha empresa?
28 de maio de 2019

Um pensamento constante entre os empresários é “como atingir a máxima eficiência e produtividade em meu negócio?” Para isso, é preciso entender como produzir mais, com menos esforços e recursos, sem comprometer a qualidade. É aí que o mapeamento de processos aparece para auxiliar as empresas em sua caminhada rumo ao sucesso. 

Os processos empresariais consomem recursos materiais e humanos para gerar valor ao resultado final. E o mapeamento de processos ajuda o empresário a determinar como os elementos envolvidos no processo poderão concluí-lo com a melhor efetividade possível. 

Para fazer o mapeamento de processos, todos os processos precisam ser previamente analisados, para facilitar o desenvolvimento de sistemas de medições, indicadores de desempenho, medições de resultados, custos, produtividade, riscos, entre outros aspectos. 

Para entender mais sobre o mapeamento de processos, continue a leitura desse artigo. 

Entendendo detalhes do mapeamento de processos 

O mapeamento de processos proporciona uma visão de tudo que precisa ser feito para um processo ser concluído, do início ao fim. Desde os colaboradores e departamentos envolvidos, tomadas de decisão, fluxos, tarefas, documentos e muito mais. 

Esse processo engloba duas fases. Entenda melhor quais são. 

AS IS
Nessa fase do processo, as partes envolvidas entendem e mapeiam todo o processo da forma que ele ocorre atualmente.

TO BE
Nesse momento, cria-se o processo “perfeito”, que a empresa deseja alcançar e as ações para se chegar a esse cenário.

Lembrando que o mapeamento de processos exige grande precisão em todos os detalhes dos processos, elementos, eventos e resultado. 

Objetivo principal do mapeamento de processos 

O mapeamento de processos serve, em suas fases, como guia para que todos os envolvidos entendam como ele é feito, além de ser uma diretriz também para que cada um saiba o que representa e o que deve fazer dentro desse mapa. 

Por fim, com o mapeamento pronto, ele será a base para treinamentos, manuais, diretrizes financeiras, documentações e otimizações de processos. 

Agora que você já sabe o que é e a importância do mapeamento de processos, que tal implementar esse conceito no departamento financeiro de sua empresa? Clique aqui e saiba como a Inflow Consultoria pode te ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CARREIRAS
WhatsApp Olá, tire suas dúvidas por aqui!