Um pensamento constante entre os empresários é “como atingir a máxima eficiência e produtividade em meu negócio?” Para isso, é preciso entender como produzir mais, com menos esforços e recursos, sem comprometer a qualidade. É aí que o mapeamento de processos aparece para auxiliar as empresas em sua caminhada rumo ao sucesso.
Os processos empresariais consomem recursos materiais e humanos para gerar valor ao resultado final. E o mapeamento de processos ajuda o empresário a determinar como os elementos envolvidos no processo poderão concluí-lo com a melhor efetividade possível.
Para fazer o mapeamento de processos, todos os processos precisam ser previamente analisados, para facilitar o desenvolvimento de sistemas de medições, indicadores de desempenho, medições de resultados, custos, produtividade, riscos, entre outros aspectos.
Para entender mais sobre o mapeamento de processos, continue a leitura desse artigo.
O mapeamento de processos proporciona uma visão de tudo que precisa ser feito para um processo ser concluído, do início ao fim. Desde os colaboradores e departamentos envolvidos, tomadas de decisão, fluxos, tarefas, documentos e muito mais.
Esse processo engloba duas fases. Entenda melhor quais são.
AS IS
Nessa fase do processo, as partes envolvidas entendem e mapeiam todo o processo da forma que ele ocorre atualmente.
TO BE
Nesse momento, cria-se o processo “perfeito”, que a empresa deseja alcançar e as ações para se chegar a esse cenário.
Lembrando que o mapeamento de processos exige grande precisão em todos os detalhes dos processos, elementos, eventos e resultado.
O mapeamento de processos serve, em suas fases, como guia para que todos os envolvidos entendam como ele é feito, além de ser uma diretriz também para que cada um saiba o que representa e o que deve fazer dentro desse mapa.
Por fim, com o mapeamento pronto, ele será a base para treinamentos, manuais, diretrizes financeiras, documentações e otimizações de processos.
Agora que você já sabe o que é e a importância do mapeamento de processos, que tal implementar esse conceito no departamento financeiro de sua empresa? Clique aqui e saiba como a Inflow Consultoria pode te ajudar.