Como desenvolver um planejamento financeiro que vai fazer sua empresa decolar

5 erros mais comuns na gestão financeira de pequenas e médias empresas
29 de março de 2019

Organizar as finanças de uma empresa é uma tarefa desafiante. E para quem deseja ver sua empresa decolar, mesmo estando em um mercado tão competitivo, com tantas opções, um planejamento financeiro é essencial. Mas, na prática não é bem assim, pois muitos administradores ainda deixam essa etapa de lado.

Se você é empresário e está na fase de desenvolvimento de um plano de negócios e ainda não deu a atenção devida à organização financeira, esse artigo é para você. Avançando a leitura, você irá descobrir como preparar um planejamento financeiro para sua empresa crescer, com a saúde financeira em dia.

Entenda o que é um planejamento financeiro empresarial 

O planejamento financeiro é uma projeção das receitas e despesas de uma empresa Serve para entender e indicar a situação econômica de um negócio, além de servir como diretriz para planos em curto, médio e longo prazos. É a partir dele que o gestor consegue identificar quanto há no caixa da empresa, podendo destinar cada item para o que for necessário.

Por que esse planejamento é tão importante? 

Sem um planejamento, você deixa o seu negócio a mercê de influências externas, tendo de enfrentar uma série de imprevistos, problemas financeiros, chegando até à falência da empresa. 

Um gestor que mantém um bom planejamento financeiro, consegue fazer uma análise de suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. Com esses dados, é possível direcionar esforços para o crescimento do negócio, de forma saudável. 

Como fazer o meu planejamento financeiro?

Em um primeiro momento, o planejamento pode parecer um bicho de sete cabeças, mas fazer sua empresa crescer é mais fácil do que se parece. Neste processo é importante focar em alguns elementos, que são decisivos para o desenvolvimento de um planejamento quase perfeito. Entenda abaixo como fazer o seu planejamento.

Conheça bem a realidade da empresa

Para fazer o seu planejamento, não se prenda aos “achismos”. É preciso conhecer a real situação da empresa, com todos os números e estimativas. Um balanço patrimonial pode ajudar a organizar as finanças e planejar os próximos passos, no que diz respeito ao dinheiro. 

Nunca siga apenas um caminho

É importante fazer projeções de diversos caminhos no âmbito do negócio. Sempre que possível, defina três cenários e trace um planejamento a partir de cada um desses contextos. Essa etapa é crucial para o empreendedor destinar sua receita prevendo eventuais problemas. 

Vá além: prepare os planos e siga-os

Após a identificação da situação do negócio e os cenários hipotéticos, é o momento de agir. Elabore um plano de ação, não esquecendo de inserir metas e objetivos no que diz respeito às finanças, equipe e resultados. 

Com essas definições, você irá alinhar o planejamento financeiro do negócio aos objetivos que traçou e deseja alcançar. Mas atenção! Ao fazer os planos e estabelecer as metas, não deixe de segui-las. Muitas empresas deixam um lindo planejamento no papel, sem segui-lo. 

Conte com uma empresa especializada

Fazer um planejamento financeiro para o crescimento de sua empresa, apesar de serem tarefas simples, podem demandar tempo. Em outros casos, o empreendedor não é do setor financeiro, o que pode trazer dificuldades em algumas etapas. Por isso, conte sempre com uma empresa especializada para te ajudar. A Inflow, por exemplo, é uma consultoria contábil, empresarial e tributária, com foco em planejamento e estratégias de crescimento de organizações. Clique aqui e fale com um de seus profissionais. 

Agora que você já sabe como fazer um bom planejamento financeiro para o seu negócio, que tal conhecer os principais erros que os empresários cometem com a gestão financeira do negócio?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CARREIRAS
WhatsApp Olá, tire suas dúvidas por aqui!